segunda-feira, 8 de junho de 2009

A sociedade e o mercado de trabalho

Vale fazer um alerta importante, só na América do Sul estima-se que no início deste novo milênio mais de 30 milhões de pessoas estarão com idade acima de 60 anos. No Brasil, só o Estado de São Paulo representará quase três milhões de pessoas ou cerca de 8% dessa população. O aumento desta população tende a expandir ainda mais nas próximas décadas, o que justifica o interesse e a preocupação da sociedade e do governo em criar ações para tratar questões ligadas à velhice.
...Hoje todas as empresas precisam vencer os desafios da competitividade e da globalização do mercado comercial. Assim algumas empresas, vêem como saída para esse problema o sangue novo, dispensando os mais velhos de casa e de idade e contratando pessoas mais jovem, mais dinâmicas que consigam alavancar a empresa. Será que essa atitude é correta? ... Talvez não, dependendo do número de colaboradores que estejam nessa condição a empresa poderá perder seu know-how, sua identidade e empregados que conhecem detalhes do serviço. Além do que essa forma de dispensa poderá ter conseqüências diretas na perda de sua produtividade e motivação de mão-de-obra, pois quem ficou terá receio que no amanhã isso também poderá acontecer com ele.

Um comentário:

  1. vivemos o tempo inteiro que esse sentimonto de " ser humano descartavel" isso nos traz uma insegurança tremenda, pois ao ler a postagem me vejo no universo de amanha, como um ser com uma historia de que nada valei de que nada se pode aproveitar, sim sabemos que morrer é inerente ao ser humano, mas nao podemos negar tambem que todos temos nossas proprias transcedencias e temos que parar para pensar que isso pode ser proveitoso nao só para o mundo trabalhista mas para toda infinidade de coisas,temos que ter um respeito com saber do outro.
    Lígia Telles.

    ResponderExcluir